Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Produção

Orientações TCC – Semestre 2016.2

Ensino 4 de abril de 2017. Visualizações: 1496. Última modificação: 04/04/2017 09:58:43

Aos orientadores e aos discentes matriculados em TCCII,

seguem orientações e um quadro resumo referente aos prazos para defesas do TCC no semestre 2016.2 do curso Engenharia de Produção, Mossoró.

1) O orientador deve preencher o formulário online (https://goo.gl/forms/tXzYEabqGbwUkqm62) com as informações da banca (nome dos membros, título do TCC, data, horário e local previsto para defesa), até dez dias antes da defesa, para homologação.

  1. Ao menos um dos membros da banca deve ser professor do curso Engenharia de Produção da UFERSA.
  2. Caso haja algum membro externo na banca (que não seja docente UFERSA), informar os seguintes dados do membro para cadastro: Nome Completo; CPF; Email; Instituição de ensino; Maior formação; Ano de conclusão.

2) Para as defesas que irão ocorrer nos laboratórios do curso, é necessária a reserva da sala que deve ser feita em: https://engproducao.ufersa.edu.br/reserva-de-laboratorio/

3) O conselho do curso recomenda o envio de uma versão preliminar do TCC a cada um dos membros da banca para avaliação prévia em um prazo de 20 dias antes da data da defesa;

  1. Convém observar que, apesar de ser uma versão preliminar, o TCC deve ser entregue na formatação adequada e com conteúdo completo para que os membros da Banca Examinadora possam apreciar adequadamente o trabalho. Recomenda-se que a versão preliminar seja enviada em algum formato eletrônico. A intenção desse procedimento é que a banca avalie o trabalho e faça sugestões antes da defesa, de modo a assegurar uma maior qualidade da versão final do TCC. A versão com as sugestões deve ser devolvida ao discente em tempo hábil para que o mesmo faça as alterações necessárias, com a anuência do orientador, e entregue a versão final para a banca. Tal procedimento mostrou-se bastante efetivo em situações anteriores.

4) A versão final deve ser entregue à banca em até 10 dias antes da data da defesa.

5) O professor orientador deve providenciar a ata de defesa, a qual deve ser assinada por todos os membros da banca e encaminhada por e-mail para a coordenação do curso (engproducao@ufersa.edu.br). Uma via impressa deve ser entregue à DRE, após o lançamento da nota no sigaa até 01/06/2017 (conforme calendário acadêmico). Recomenda-se a impressão de apenas uma via da ata que, após assinada, poderá ser digitalizada e encaminhada por e-mail para o discente, demais membros da banca e para a coordenação do curso. Com o cadastro da banca no sigaa (ver item 6), ficará disponível no sigaa de cada docente (Ensino->Declaração de Participação em Banca) uma declaração de participação na banca.

6) Após a defesa, para cadastro da banca no sigaa, o discente deve preencher o formulário online (https://goo.gl/forms/PBCTZ1eBtrdi0w342) com os seguintes dados: local da defesa, título, páginas, data, hora, resumo, palavras-chave, membros da banca.

7) Quanto a entrega da versão final corrigida à DRE, o discente deve consultar as orientações disponíveis em https://bibliotecas.ufersa.edu.br/servicos/orientacaoconcluintes/

Segue um quadro resumo das informações é apresentado.

 

QUADRO RESUMO

Atividade Responsável Data limite/Prazo Orientações
Preenchimento do formulário (https://goo.gl/forms/tXzYEabqGbwUkqm62) para homologação das bancas e agendamento da defesa Orientador Até 10 dias antes da defesa Ao menos um membro da banca deve ser docente do curso Engenharia de Produção UFERSA.

No caso de algum membro externo, informar dados extras citados no ponto 1.b)

Entrega da versão preliminar à banca Discente com anuência do orientador 20 dias antes da defesa Recomenda-se o envio em formato eletrônico.
Devolução ao discente da versão preliminar com sugestões de alterações Banca Negociação entre discente, orientador e banca
Entrega da versão final à banca Discente com anuência do orientador 10 dias antes da defesa
Defesa Discente e banca 02/05 a 22/05/2017 Atentar para assinatura da folha de aprovação e da ata de defesa.
Nota no sigaa Orientador Até 01/06/2017 A DRE solicita que a nota seja lançada antes da entrega da ata
Entrega da ata à DRE Orientador Até 01/06/2017 Enviar por e-mail uma cópia da ata para a coordenação
Envio das informações da defesa (https://goo.gl/forms/PBCTZ1eBtrdi0w342) para cadastro da defesa no sigaa Discente Até 01/06/2017 As informações devem estar em conformidade com a ata da defesa.
Entrega da versão final à DRE Discente com aprovação do orientador Até 01/06/2017

Atenciosamente,
Joana Karolyni Cabral Peixoto
Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção