Engenharia de Produção

Custo da Cesta Básica aumenta em Mossoró e Angicos no final do ano.

Sem categoria 21 de janeiro de 2023. Visualizações: 243. Última modificação: 21/01/2023 20:58:42

A importância das boas práticas em supermercados - Nutri Mix

O Laboratório de Engenharia Econômica (LECON) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDINT) publicou a quinta edição do boletim Índice Cesta Básica Essencial referente ao mês de dezembro de 2022. Destaca-se o aumento nos município de Mossoró/RN e Angicos/RN em relação ao mês anterior, excepcionalmente não foi realizada a pesquisa em Caraúbas. No boletim estão descritos os resultados referentes a coleta de preços dos 12 itens que compõem a Cesta Básica Essencial Individual(CBEI) (Decreto-Lei 338/1939).

Em Mossoró/RN a cesta básica apresentou o valor de R$522, 65, o que representa um aumento de 5,0% em comparação a valor observado no mês anterior. Os itens que apresentaram maiores aumentos no mês de dezembro/2022 foram: Tomate (+43,8%), Feijão (+11,4%) e Farinha (+5,4%). Com relação aos itens com maiores reduções de preço destaca-se: Leite (-8,0%), Pão (-0,6%) e Café (-0,5%).  O levantamento considera o município de Mossoró dividido em cinco zonas administrativas, sendo a Zona Sul a que apresentou a maior média de valor de CBEI em dezembro (R$ 532,75), enquanto na Zona Norte, o menor valor (R$ 509,88). Os dados obtidos em dezembro de 2022 indicaram que o valor médio da cesta no município de Mossoró representa aproximadamente 46,4% do valor do salário mínimo mensal líquido e o número de horas trabalhadas necessárias para adquirir a cesta básica de alimentos foi de 94h52min. Com o valor correspondente a um salário mínimo bruto é possível adquirir 2,32 cestas básicas e com o valor médio pago pelo Auxílio Brasil no mês de novembro (R$ 607,14), 1,16 cesta. O Salário Mínimo Necessário em Mossoró/RN   para suprir as despesas das famílias é de R$ 4.390,78.

Em Angicos/RN o gasto com a Cesta Básica Essencial Individual (CBEI) no mês de dezembro de 2022 foi, em média, de R$ R$ 508,85. Esse valor representa uma elevação de 1,7% em relação ao mês anterior. Os itens que apresentaram um aumento maior em seus preços foram: tomate (+45,9%), farinha (+14,3%), óleo (+6,6%). O valor da cesta representa aproximadamente 45,1% do valor do salário mínimo mensal líquido e o número de horas trabalhadas necessário para aquisição foi de 90h13min. Com o valor correspondente a um salário mínimo bruto é possível adquirir 2,38 cestas básicas e com o valor médio pago pelo Auxílio Brasil no mês de dezembro (R$ 607,14), 1,19 cesta.

O principal “vilão” da cesta básica em dezembro foi o Tomate, que apresentou um expressivo aumento também observado em outros levantamento do DIEESE e da Universidade Estadual de Santa Cruz/BA. Os motivos foram menor oferta, com o fim da safra de inverno, e a pouca colheita feita na safra de verão, afetada pelas chuvas em diversas regiões do Brasil.

O boletim completo pode ser acessado no endereço a seguir:

ICBE – Dezembro 2022

www.engproducao@ufersa.edu.br/icbe