Curso de Engenharia de Produção
Forma de ingresso: 2º Ciclo
Turno: Noturno
Código emec: 91284
O curso de Engenharia de Produção da UFERSA foi criado pela Resolução do Conselho Técnico Administrativo – CTA nº 004/2006 de 09 de março de 2006, tendo o seu início no semestre 2006.2, com as atividades no período noturno. Até o semestre 2008.1, o ingresso se dava pelo sistema de vestibular, com 25 discentes a cada semestre. A partir do semestre 2008.2, esse ingresso passou a ser via curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), que envolve o primeiro ciclo básico das engenharias. Este modelo visa adequar a UFERSA às normas do REUNI. Os alunos do BC&T começam a cursar as disciplinas do curso de Engenharia de Produção ainda no quinto período, mas a entrada oficial destes alunos no curso se dá no final do sexto período, passando a serem alunos regulares do curso de Engenharia de Produção. O curso está alocado no Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais – DECAM.
O que é o Engenheiro de Produção?
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) : “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia”.
“O Engenheiro de Produção possui conhecimento dos métodos gerenciais, ele tem domínio sobre a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, conhece o emprego de métodos para melhoria da eficiência, bem como a utilização de um conjunto de sistemas de controle dos processos de produção. Tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa, tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e distribuição dos produtos são atribuições deste profissional”.
Missão e Visão
A missão do curso de engenharia de produção da UFERSA significa a razão de sua existência. Assim, esse curso tem como missão: promover a capacitação técnica e profissional do egresso no uso das competências centrais estabelecidas na matriz de conhecimento da Engenharia de Produção propostas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção, buscando promover e desenvolver a formação multidisciplinar necessária para que o futuro Engenheiro possa intervir de maneira integrada e sustentável nos ambientes e nos sistemas de produção em atendimento às necessidades da sociedade e das organizações. A missão reflete a função precípua do curso de Engenharia de Produção, ou seja, preparar e formar um profissional habilitado a usar as competência centrais absorvidas durante o curso no emprego de métodos e técnicas visando otimizar os fatores de produção para elevar o desempenho das operações produtivas.
Já a visão do curso de Engenharia de Produção representa a intenção futura de consolidar e atualizar as diretrizes curriculares e pedagógicas do curso. Dessa forma, a visão desse curso é: tornar-se um curso de referência em Engenharia de Produção no Nordeste até 2022. Para conseguir esse objetivo, a qualidade estrutural e organizacional vem sendo uma prioridade a ser perseguida pelos membros que conduzem o curso de Engenharia de Produção da UFERSA.
“Somos a variável fundamental em qualquer processo produtivo.”
Nos ajude a construir esse site enviando dúvidas, sugestões e críticas para o contato engproducao@ufersa.edu.br